Pode ser uma pergunta um tanto provocadora mas que deveriamos fazer sempre ao julgar outro ser humano.Pré-conceitos são feitos a todo momento, principalmente quando tentamos nos distanciar ou não queremos nos envolver com determinados assuntos.É uma realidade muito dura de se ver mas que deve ser debatida para que não ocorra de forma errônia, pois a vítima pode ser qualquer um.
Estava vendo tv um dia desses e uma história me chamou a atenção: Ao parar no sinal o motorista do carro percebe que uma criança com vestimentas não muito limpas e com aparência de pedinte se aproxima, imediatamente ele fecha o vidro sem mesmo saber o que ela queria. Mesmo vendo que o motorista não queria conversa a criança insiste batendo no vidro, e logo o motorista vira o rosto. Bate mais uma vez e o motorista insinua que não tem trocado para dar. A criança torna a insistir dando sinal só para ele abrir um pouquinho, foi então que o motorista abaixou o vidro e a criança lhe pediu simplesmente um carinho na cabeça.
Como termina essa historia eu n sei. mas posso imaginar como uma pessoa sensata e huamana reagiria com essa situação. Primeiro sairia do carro já chorando, daria um forte abraço na criança e lhe pediria perdão. Poderia ir mais além e ajuda-la no que precisasse.
Talves as imagens que passaram na minha cabeça no momento em que ouvi essa historia esteja passando na sua cabeça agora caro leitor, se sim é um bom sinal que a humanidade ainda não esta perdida e os valores ainda podem se perpetuar. Caso contrario é uma pena saber que seu lado mais simples da vida (sentimento) esteja tão escuro e corrompido.
Akele abraço!
Texto provocante. Provoca reflexão. Muito bom, Paulo! Bom saber que você consegue traduzir e expressar pensamentos e opiniões através da escrita.
ResponderExcluirAbraço.
Luciano Villalba
Ontem, um pouco antes de vc chegar converssamos sobre preconceitos, bullyings, brincadeiras, sacanagens. Até que ponto uma mera brincadeira passa a ser um preconceitou ou ofensa.
ResponderExcluirSeu texto aponta que estamos cheios de preconceitos errados, nem sempre os primeiros 15 segundos ou a primeira vista dizem que são os outros.
Mas como esse preconceito nasceu?
ResponderExcluircomo seria se não tivéssemos preconceito?
Difícil comentar sobre preconceito... Normalmente temos um olhar que julga o preconceituoso, mas quem nunca sentiu algum tipo de preconceito. Acho que preconceito nasce do medo, da intolerância pelo desconhecido... Enfim, faço a mesma pergunta que o Omar: como seria se não tivéssemos preconceito??? Isso é possível?
ResponderExcluirnão sei te responder como ele nasceu Omar, ja entrei nesse bonde com essa realidade.respondendo ao O e Vinicius,talvez não teria tanta desigualdade e falta de humanismo mas, sei que isso é impossível.
ResponderExcluir